Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Divórcio e luto podem fazer cérebro de homens envelhecer mais rápido.

    Luto, divórcio, dificuldades financeiras e descoberta de grandes problemas de saúde. Essas e algumas outras situações negativas e altamente estressantes podem fazer com que o cérebro de homens de meia-idade envelheça mais rápido. É o que sugere um estudo feito com 359 pacientes da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos.

    Ao avaliar imagens de ressonância magnética, os pesquisadores observaram que uma única adversidade pode acelerar o envelhecimento do cérebro de homens em até 0,37 anos. Ou seja, a fisiologia do órgão pode ficar um terço de ano mais velha do que a idade real da pessoa.

    “Passar por mais eventos negativos na meia-idade — particularmente relacionados ao divórcio, separação ou morte de algum parente — foi associado ao envelhecimento avançado e previsto do cérebro,” afirma Sean Hatton, principal autor da pesquisa.

    Outros estudos já relataram como o envelhecimento do cérebro está relacionado à deterioração biológica e ao envelhecimento prematuro, causado por defeitos mitocondriais e oxidantes nas células, sistema imune debilitado ou mudanças genômicas. Esse estudo, por sua vez, mostra algumas evidências de uma possível relação entre envelhecimento molecular e mudanças estruturais do cérebro em resposta a eventos muito estressantes.

    A pesquisa

    Para fortalecer os resultados do estudo, mais pesquisas como esta devem ser feitas com pessoas de perfis diferentes do grupo monitorado até agora: masculino, branco e entre 57 e 66 anos.

    Além disso, todos os homens analisados pelo estudo participaram também do Vietnam Era Twin Study of Aging (VETSA), projeto da Universidade de Boston que pesquisa as influências genéticas e ambientais no envelhecimento do cérebro de meia-idade.

    Para o estudo, os participantes tiveram que contar os eventos que mudaram suas vidas nos últimos dois anos. As respostas foram comparadas com relatos dados por eles há sete anos, quando entraram para o VETSA, e, por fim, foram realizados exames de ressonância magnética, dentre outras avaliações físicas e psicológicas.

    Os pesquisadores mensuraram aspectos fisiológicos do cérebro, como o volume e a espessura do córtex cerebral, dentre outras áreas importantes para a cognição humana. Após coletados, os dados foram analisados por softwares avançados que preveem o envelhecimento do cérebro e indicaram a possível relação entre eventos estressantes e a idade do órgão.

    Olhar Digital (Com informações do Science Daily)

    Avaliamos seu caso pelo aplicativo WhatsApp, saiba mais em:

    www.facebook.com/AdvogadoFontes

    • Sobre o autorAvaliação do seu caso | Atuamos 24 Horas | Ligue: (13) 99104-6327
    • Publicações2116
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-e-luto-podem-fazer-cerebro-de-homens-envelhecer-mais-rapido/564327766

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)