Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência de Custódia em Praia Grande - Advogado é essencial.

    www.seucriminalista.com

    CONSULTA RESULTADO AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA


    O que é a audiência de custódia?

    Trata-se da apresentação do autuado preso em flagrante delito perante um juiz, permitindo-lhes o contato pessoal, de modo a assegurar o respeito aos direitos fundamentais da pessoa submetida à prisão. Decorre da aplicação dos Tratados de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil.


    Por que a audiência de custódia deve ser regra nos nossos Tribunais?

    Para que sejam cumpridas as normas de direitos humanos e para que se dê maior valor às garantias constitucionais, em relação à pessoa presa.


    O que se pretende com a audiência de custódia?

    A apreciação mais adequada e apropriada da prisão que se impôs, considerando a presença física do autuado em flagrante, a garantia do contraditório e a prévia entrevista pelo juiz da pessoa presa. Permite que o juiz, o membro do ministério público e da defesa técnica conheçam de possíveis casos de tortura e tomem as providências. Previne o ciclo da violência e da criminalidade, quando possibilita ao juiz analisar se está diante da prisão de um criminoso ocasional ou daqueles envolvidos com facções penitenciárias.


    Quais são os resultados possíveis da audiência de custódia?

    – O relaxamento de eventual prisão ilegal (art. 310, I, do Código de Processo Penal);

    – A concessão de liberdade provisória, com ou sem fiança (art. 310, III, do Código de Processo Penal);

    – A substituição da prisão em flagrante por medidas cautelares diversas (arts. 310, II, parte final e 319 do Código de Processo Penal);

    – A conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva (art. 310, II, parte inicial);

    – A análise da consideração do cabimento da mediação penal, evitando a judicialização do conflito, corroborando para a instituição de práticas restaurativas;

    – Outros encaminhamentos de natureza assistencial.


    Quais são os órgãos que atuarão, conjuntamente, para o bom êxito da implementação da audiência de custódia?

    Poder Judiciário, Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e instituições com atuação no âmbito de justiça criminal.


    Como o CNJ poderá contribuir para a implementação do projeto nos Estados?

    O projeto prevê a criação de estruturas multidisciplinares nos Tribunais de Justiça, constituídos pelo Poder Executivo local, e que resultam em centrais de alternativas penais, centrais de monitoramento eletrônico, centrais de serviços e assistência social e câmaras de mediação penal. Os Estados poderão aderir às práticas propostas mediante um acordo de cooperação. Entre as ações contempladas no projeto, o CNJ propõe a capacitação de juízes e servidores do Poder Judiciário, além dos demais atores do sistema de justiça, como também o monitoramento diário dos resultados, visando acompanhar a movimentação criminal local e o aproveitamento da experiência.


    • Sobre o autorAvaliação do seu caso | Atuamos 24 Horas | Ligue: (13) 99104-6327
    • Publicações2116
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações334
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-de-custodia-em-praia-grande-advogado-e-essencial/573159555

    Informações relacionadas

    Onde é realizada a Audiência de Custódia em São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga e Guarujá?

    Horário da Audiência de Custódia em Praia Grande - TJSP - Advogado Criminalista

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Vlw Dr continuar lendo

    www.seucriminalista.com continuar lendo